Fizeram a gente acreditar que amor mesmo, amor pra valer,
só acontece uma vez, geralmente antes dos 30 anos.
Não contaram pra nós que amor não é acionado,
nem chega com hora marcada.
- Fizeram a gente acreditar que cada um de nós
- é a metade de uma laranja, e que a vida só ganha sentido
- quando encontramos a outra metade.
Não contaram que já nascemos inteiros,
que ninguém em nossa vida merece carregar nas costas
a responsabilidade de completar o que nos falta:
a gente cresce através da gente mesmo.
Se estivermos em boa companhia, é só mais agradável.
- Fizeram a gente acreditar numa fórmula chamada
- "dois em um": duas pessoas pensando igual,
- agindo igual, que era isso que funcionava.
Não nos contaram que isso tem nome: anulação.
Que só sendo indivíduos com personalidade própria
é que poderemos ter uma relação saudável.
- Fizeram a gente acreditar que casamento é obrigatório
- e que desejos fora de hora devem ser reprimidos.
- Fizeram a gente acreditar que os bonitos e magros são mais amados,
- que os que transam pouco são caretas,
- que os que transam muito não são confiáveis,
- e que sempre haverá um chinelo velho para um pé torto.
Só não disseram que existe muito mais cabeça torta do que pé torto.
- Fizeram a gente acreditar que só há uma fórmula de ser feliz,
- a mesma para todos, e os que escapam dela
- estão condenados à marginalidade.
Não nos contaram que estas fórmulas dão errado, frustram as pessoas,
são alienantes, e que podemos tentar outras alternativas.
Ah, também não contaram que ninguém vai contar isso tudo pra gente.
- Cada um vai ter que descobrir sozinho.
E aí, quando você estiver muito apaixonado por você mesmo,
vai poder ser muito feliz e se apaixonar por alguém".
- Autor: Arnaldo Jabor
Nenhum comentário:
Postar um comentário